domingo, 4 de setembro de 2011

A falaciosa doutrina da Determinação

  Entres as heresias ensinadas pelos teólogos da prosperidade, a mais falaciosa é a doutrina da determinação. Esses pregadores ensinam que em João 14.13 onde aparece o termo pedir está mal traduzido, pois no grego significaria determinar. Isso é uma falácia de altíssimo grau! Vamos ver como reza o texto em diferentes versões da Bíblia:
   E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. [RA]
   E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.[RC]
   E tudo o que vocês pedirem em meu nome eu farei, a fim de que o Filho revele a natureza gloriosa do Pai.[NTLH]
   A palavra grega usada aí para pedir é aitew (aiteo), que segundo o Léxico de Strong significa : pedir, rogar, suplicar, desejar, requerer e não determinar. O termo grego para determinar é: paragellw (paraggello). Além disso, a doutrina da determinação fere a soberania de Deus. Deus é Senhor de todas as coisas. Nós estamos submissos à sua vontade e não ele à nossa. É muita pretensão determinar coisas
como se Deus estivesse aos nossos préstimos. Isso é uma inversão de valores perniciosa e que tem conseguido inúmeros adeptos no meio evangélico brasileiro. Outro dia, um certo pregador televisivo encerrou sua oração da seguinte forma: “...é o que determinamos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.” Isso é um absurdo! Onde estão frases do tipo: “ humildemente pedimos” ou “reconhecemos que nada merecemos mas te pedimos em nome de Jesus” ou simplesmente “ te pedimos...”? Eu respondo. Estão sendo banidas pelo falso evangelho conhecido como teologia da prosperidade. Nessas horas é que nos lembramos dos livretos de Bill Bright, quando ele ilustra o homem não nascido de novo com o “Eu” no centro.
   O apóstolo João 5.14 diz: “E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve”. Aqui mais uma vez é usado o termo aiteo, assim como em Jo14.13, mostrando que em nenhum momento Jesus ou os apóstolos ensinaram a determinação.
   Deus disse: “O filho honra o pai, e o servo, ao seu senhor. Se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o respeito para comigo?”(Ml:1.6)
   Onde já se viu um filho determinar o que quer que o pai faça? Ou semelhantemente um servo determinar algo à seu senhor? O filho é submisso ao pai e o servo submisso à seu senhor. Se Deus é nosso Pai então devemos honrá-lo como tal. Se ele é nosso Senhor então a nossa postura deve ser de Servos. Determinar algo para o “poder de Deus” entrar em ação e fazer como ensinam alguns pregadores televisivos é desonrar à Deus como Pai e não coloca-lo na posição de Senhor. Não deixemos nossos irmãos serem enganados por essa falsa doutrina que está cada vez mais ganhando espaço nas igrejas.

By  Francisco Belvedere Neto

Um comentário:

  1. Esta semana ouvi de um pregador televisivo que a salvação é somente para àqueles que são batizados no espírito santo e falam em línguas estranhas, pois crer em Jesus depois se batizar nas águas e depois ser batizado no espírito santo é o processo de santidficaçlão e salvação da alma requerida na Bíblia. O crente que não é batizado com/no Espírito Santo não será salvo e ainda disse que na grande tribulação ninguém mais se salvará os que ficarem serão para a perdição e condenação, pois o Espírito Santo deixará a terra e os que ficarem serão condenados. Este mesmo pregador falou que quem tem diabetes tem a mulher de demônio o diabo em seu sangue. Fiquei de boca aberta... e o pior..., nas calamidades acontecidas em nosso solo Brasileiro sua igreja é ensinada a não ajudar nem prestar solidariedade ou qualquer tipo de ajuda pois eles estão recebendo o que merecem por causa de seus pecados. E assim suas congregações são proibidas de prestarem auxílio ou qualquer assistência social e o amor aos desabrigados ou vivendo em tais calamidades. Isso tudo é muito triste!

    ResponderExcluir